Redução do Consumo de Energia

Para redução do consumo de energia e otimização da iluminação natural foram especificados os seguintes materiais e tecnologias:

Luminárias de LED

A tradicional lâmpada foi substituída pelo “LED”, diodo emissor de luz, resultando numa economia de energia de ,aproximadamente, 80 %. Seu raio luminoso é livre de UV e de calor, proporcionando maior conforto térmico à edificação, fator que também contribui para a redução do consumo energético.

As luminárias tipo spot são responsáveis pelas iluminações direta e pontual e cada uma utiliza até três Leds de 3W.

A bancada do banheiro feminino traz um lavatório feito de pedra com bica embutida e um sistema de Leds RGB. Quando o jato de água é acionado por meio de um sensor de presença, um facho de luz direcionado, colore o jato de água, que muda de cor durante o uso.

Para total aproveitamento da luz emitida pelos Leds foram utilizados colimadores, ou seja, lentes especiais fabricadas de acrílico com qualidade ótica. Filtros de cor âmbar foram aplicados para suavizar a cor branca dos Leds. Já o desenho do hall de entrada conta com balizadores na cor branca, e há ainda placas de sinalização com Leds na cor âmbar, para identificar os banheiros masculino e feminino.

Vidros

As portas das cabines em vidro leitoso criam divisórias sem barrar a luz natural, diminuindo demanda por iluminação artificial.

Persianas de seda artesanal

As persianas de seda artesanal com taboa protegem o ambiente contra o ofuscamento sem impedir a entrada de iluminação natural.